Home / Tecnologia / Qual a utilidade do Google Glass?

Qual a utilidade do Google Glass?

Você provavelmente já ouviu falar no Google Glass, ou Project Glass. Aquele óculos sensacional do Google que promete fazer mil maravilhas. Mas em sua humilde opinião, já parou pra pensar qual será a utilidade dele na sua vida?

Google Glass Vegeta Iro Man Star Trek

Em todo advento tecnológico que surge, quebrando paradigmas e conceitos, nós, meros mortais colocamos nossa opinião em cima dessas bugigangas, que hoje ganharam o famoso nome de Gadgets, afim de criticar ou se maravilhar com o algo novo que está por vir. Porém convenhamos, quem precisa de um Google Glass? Quem precisava de um Smarptphone, ou Tablet? Afinal eu já tinha meu notebook, mas antes eu também não precisava de um notebook… e por aí vai.

Google Glass Smartphone

E bem, o Google Glass veio (ainda em fase de testes, seu lançamento está previsto para final de 2014) e trouxe um novo conceito de Gadget, os mais críticos dizem que é apenas um Smartphone colocado no olho outros dizem que ele irá invadir sua privacidade “oh alláh, tem um cara com um óculos que filma tudo no banheiro, não entrem lá!”.

E tem aqueles, como eu, entusiastas de tecnologia e que assistiram muito Dragon Ball, Star Trek e o atual Homem de Ferro que diz: “Já era tempo hein!”.

O conceito não é novo, apenas o aparelho, mas o que vou explicar adiante é qual será a utilidade dele em sua vida. Como por exemplo reconhecer os amigos pela roupa.

 Função Tirar Foto

Básico, simples, coisa que qualquer câmera pode fazer, porém, tirando foto daquilo que está enxergando e através de comando de voz. Já prevejo aquele monte de gente tirando foto na frente do espelho pra postar no facebook, já imaginaram que sucesso? Não tem que segurar a câmera, pode fazer mais poses sem ser aquela de ladinho com um Smartphone na frente. A Duck Face poderá ser tirada de vários ângulos, um espetáculo!

google glass no espelho

E tudo isso apenas com um simples comando de voz “Tira Foto no espelho pra posta no facebook”.

Gravar o que está vendo

mictorio google glass

Essa função já é mais perigosa, e já ocorreram proibições em alguns países, como no exemplo do banheiro, acredito que só o fato de conversar com uma pessoa que esteja usando o Glass já será, no começo, um tanto pertubador.

Uma situação interessante seria filmar a reação da sua esposa ou marido no dia do casamento, no momento de dizer o tão esperado SIM! Aquela cara de bobo feliz, cara de mané, olhinhos brilhante *-*.

Compartilhar stream de vídeo ao vivo

Uow! Essa sim é fantástica, mas como brasileiro que sou, me pergunto, será?!?

Bem, mas não estou aqui pra criticar a promessa e sim pra falar como é louca a idéia. Hoje em dia existem vários programas que lhe permite filmar com sua humilde web cam 1.3 e compartilhar com várias pessoas. Mas digamos que você está lá em Puntacana, o céu azul, sol lindo e maravilhoso, varias mulheres gostosas bem apresentadas para um ambiente tropical e queira fazer inveja pra galera aqui no Brasil? hmm, tá, não é um bom exemplo, até porque se eu estiver em Puntacana, não quero nenhum desses gadgets comigo.

Mas como algo interativo isso seria ótimo, pra reunir aquele amigo que não pode ir no bar porque estava doente, ou o marido ligar para sua esposa pergunta algo que esqueceu de anotar da compra, e ela poder indicar “Oh, aquele azulzinho ali!”

Encontrar a rota bem na sua frente

Essa é uma das funções que ainda tenho dúvidas sobre a sua utilidade ou como irá funcionar. Imagine igual nos filmes futurísticos em que somado a sua visão natural da pista, uma seta é desenhada indicando a direção.

Ok! Acho ótimo, mas dirigir envolve diversos fatores além do próprio caminho e talvez essa informação bem na frente do olho possa atrapalhar um pouco. (olha eu criticando de novo, não resisto!)

google-glass GPS

Reconhecimento de Voz, basta falar pra mandar uma mensagem!

Opa! Essa sim hein Jovem Padawan. Hoje há várias pesquisas com relação a reconhecimento de voz, e parece ser a promessa para o futuro. O novo Samsung Galaxy S4 já vem com um reconhecimento de voz muitíssimo melhorado, mas ainda não chegamos lá.

“Napa, onde você está? Venha até aqui IMEDIATAMENTE!”

google_glassInfinitas possibilidades!

Há! Sempre quis usar essa frase clichê em algum lugar.

Na real não sabemos o que será possível fazer com um Google Glass ainda, talvez identificar o poder de luta do inimigo, tradução digital para aprimorar a visão, lhe informar seus batimentos cardiácos ou qualquer coisa muito louca que ainda estamos pra ver no futuro próximo.

E você, o que acha que poderia fazer com um óculos desses? Tem alguma idéia? Já vai começar a debulhar na programação pra tentar desenvolver aplicativos para o novo Gadget? Quero ouvir sua opinião.

Google Glass tem novo vídeo e interfaces apresentadas

Sobre Robson Oliveira

Robson Oliveira
Já fui Eletricista, Web Designer, Analista de Sistemas e Palhaço. Atualmente um analista de Negócios e Blogueiro nas horas vagas. Idade: a mesma do autor Emerson. "Que a força esteja com você!"
  • John

    Eu estou torcendo pra não pegar e ser mais um dos fracassos do Google. Pode ajudar sim em algumas tarefas específicas; mas eu já não aguento sair com gente que fica o tempo todo no smartphone, imagine sair com aluguém com um troço desses. Claro que é possível que as pessoas não usem o tempo todo, apenas em certas situações, mas essa não é a proposta do equipamento. E se já é difícil fazer alguém devolver o iPhone pro bolso num bar, imagine algo assim.

    • Kakaroto

      Nossa, não tinha pensado nesse sentido John. Seria o cúmulo, todos os amigos num bar se falando pelo Glass kkkk Mas fracasso não creio, a ideologia do projeto já é antiga e muita gente já esta desenvolvendo projetos parecidos com o google Glass.

  • João

    Pena que foi adiado o lançamento. O glass deixa os smartphones e os tablets no chinelo em termos de avanço da tecnologia.

    • Kakaroto

      Deixa mesmo, só queria que a tecnologia chegasse no Brasil na mesma velocidade que desenvolve lá fora.

  • Felipe

    Pô, já imagino que em breve as grifes de óculos entrarão na disputa por esta fatia de mercado e lançarem seu google glass de grife exclusivo. Maldito capitalismo selvagem…

    • Kakaroto

      Minha nossa, se o Ray Ban já é caro, imagina com essa tecnologia embutida? o_O

    • Kakaroto

      Não duvide da tecnologia meu caro, já assistiu/leu O guia do Mochileiro das Galáxias? Também existe a teoria de comida instantânea e em capsulas, mas isso acho que ainda vai demorar um pouco mais rsrsrs